Mineração: Vale a pena?

O mundo das criptomoedas oferece muitas ideias interessantes não só porque em breve poderá tornar-se parte do nosso quotidiano, mas também e sobretudo porque as criptomoedas podem representar hoje como hoje uma saída e saída válida para quem tem dinheiro para investir ou quem em geral procura para uma maneira de ganhar.

Neste artigo tratamos do conceito fundamental de mineração de criptomoedas.

Tentando entender o que é e o que significa essa expressão, que agora entrou no vocabulário de muitas pessoas que realizam essa atividade online, fenômeno que experimentou grande expansão no passado.

Na prática, como introdução, podemos dizer que a mineração é usada em criptomoedas porque não há outra forma de emitir dinheiro. Então o sistema e o significado já estão bem claros.

Ou seja, em um sistema que não inclui o banco central que é capaz de imprimir e produzir dinheiro materialmente, contamos com sistemas novos e mais engenhosos para emitir dinheiro, então eis que já que os bitcoins e o mundo das moedas virtuais em geral existem, existe também a atividade de mineração, isso está mudando ao longo do tempo e por isso começamos a tentar fazer um pouco da história dessa atividade.

mineração

Mineração de criptomoedas: o significado

Então o que acontece? Na prática, a rede bitcoin armazena transações dentro de estruturas de dados que são chamadas de blocos no jargão, esses blocos são capazes de acompanhar as transações e testificá-las.

Para garantir que um bloco possa ser adicionado à cadeia de blocos (este é o enorme banco de dados público que contém todas as transações que já foram feitas em bitcoin) e, portanto, para se tornar uma parte oficial do mundo bitcoin, é necessário que um computador “Fechar” encontrando um código específico.

Este é o sistema aparentemente muito simples por trás dos bitcoins. O código só pode ser adivinhado por meio de inúmeras tentativas.

O que significa minerar criptomoedas?

Fazer isso permite cristalizar o bloco, evitando qualquer tipo de alteração futura, então fica claro que esse é o sistema que permite que os bitcoins existam e sejam seguros e amplamente utilizados, eles são de fato tão confiáveis quanto uma moeda normal.

Quem encontrar o código de que falamos é recompensado com uma certa quantidade de bitcoins, no passado, por exemplo, 25 bitcoins foram dados por ter fechado um bloco e além disso foram recompensados com todas as taxas de transação inseridas por ele em um bloco, isso foi o principal incentivo para doar tempo de máquina para a causa do bitcoin.

Resumindo, uma época para minerar havia computadores que eram acessados a todas as horas ao longo do ano para tentar ganhar o máximo de bitcoins possível.

Tudo isso é mineração porque é chamado no jargão pelos membros da indústria.

O nome deriva na prática do paralelismo que existe entre bitcoins e ouro em que é fácil ler a semelhança entre os buscadores de pepitas de ouro e o pesquisador de código, só que ao invés de cavar na rocha neste caso cava-se dentro da rede.

Além disso, a comparação é realmente eficaz, já que hoje os bitcoins são considerados um pouco como o ouro, com a diferença de que, ao investir no último, não é mais conveniente investir em bitcoin, está se tornando cada vez mais, tudo isso devido ao fato de que ambos são ativos de refúgio seguro, com a diferença de que os preços do ouro, no entanto, aumentam muito mais lentamente do que atualmente é o caso dos bitcoins.

Mineração: o que é e como funciona

A mineração é um sistema usado para criar novo dinheiro digital por meio do uso de um software especial de cálculo, desenvolvido pela chamada mineração de PC.

Especificamente, as principais transações online são armazenadas em estruturas de dados também conhecidas como blocos e processadas por esses softwares especiais para corrigi-las e concluir o procedimento de transmissão no canal de rede.

Uma vez identificado um código único específico, o bloco é executado e o processo de emissão da moeda é concluído.

Seu nome deriva de uma espécie de paralelismo entre Bitcoin e Gold, de fato, existe um processo de extração de dados que é concluído assim que o código correto é identificado para emitir uma nova moeda digital.

Esse processo funciona com uma quantidade bastante alta de poder de computação da CPU e requer um processador específico conhecido como GPU para executá-los, e é por isso que também existem sistemas alternativos nesse sentido, como o pool de mineração.

É um grupo de usuários de várias partes do mundo que combinam os poderes de computação de vários computadores para iniciar o processo de mineração e distribuir o valor do bloco minerado como recompensa entre os participantes.

A história da mineração

Desde o primeiro momento em que surgiu a ideia de criar moeda virtual e em particular a rede bitcoin, surgiu imediatamente um problema. Como a nova moeda poderia ser emitida?

Esse era um dilema legal porque até então apenas os bancos mundiais se arrogavam o direito de criar dinheiro, mas agora com a rede percebeu-se que as coisas poderiam mudar radicalmente.

Todos os sistemas monetários emitem dinheiro com os bancos centrais, mas a descentralização dos bitcoins exigia um método igualmente descentralizado de geração de dinheiro, enfim, é fácil imaginar como foi uma verdadeira revolução no campo da emissão de dinheiro.

Por fim, foi encontrada uma solução que consistia em criar um método que permitisse que o bitcoin fosse dado como recompensa aos componentes da rede que fornecem poder de processamento, o que entre outras coisas era necessário para fortalecer e estruturar a própria rede, tudo de acordo com um sistema aleatório estudado para retornar bitcoins de forma proporcional ao poder computacional fornecido.

Como começou a mineração de criptomoedas?

Então aqui volta o que dissemos antes sobre computadores que ficavam ligados o dia todo o ano todo, principalmente no passado até hoje, minerar bitcoin se tornou muito difícil e o sistema mudou de fato depois que tentamos explicar como o sistema está agora organizado e o que você precisa fazer para ganhar.

No início havia apenas uma forma de ganhar bitcoins, ou seja, você tinha que usar o cliente original habilitando a função “geração de moedas”, permitindo assim que o sistema utilizasse todo o tempo livre de sua CPU para criar e fechar os blocos.

Então, como os bitcoins ainda estavam em sua infância e havia muito poucas pessoas que se prestavam a esse sistema, quem deixasse seu computador ligado 24 horas por dia poderia esperar gerar até milhares de bitcoins.

Mas o principal problema é o fato de que na época os bitcoins tinham valor quase zero e, portanto, não era tão conveniente minerar mais do que qualquer outra coisa era como participar do sistema quase para caridade, porém cada vez mais pessoas começaram a fazê-lo mesmo senão não tinha valor ou utilidade e era uma espécie de doação não reembolsável para o bem do projeto.

Graças a esse sistema, no entanto, o novo modelo de bitcoin tornou-se capaz de se autorregular, modificando a dificuldade do trabalho necessário para fechar um bloco de modo que uma média de 6 novos blocos sejam gerados a cada hora em toda a rede.

O tempo da conveniência da mineração de bitcoin

Com o passar do tempo, mais e mais pessoas acabaram se apaixonando por bitcoins e querendo minerá-los, e assim o número de pessoas que começaram a fazê-lo ficou cada vez maior, eles estavam constantemente adicionando novo poder à rede.

Isso obviamente levou a um aumento significativo na dificuldade e diminuiu os ganhos médios diários de cada máquina de milhares de bitcoins por dia para alguns centavos e também levou os mineradores a se juntarem ao que foi definido como guildas ou pools de mineração. A intenção sempre foi garantir uma maior entrada de dinheiro do que apenas minerar.

No final das contas, o aspecto positivo do aumento da dificuldade foi o fato de poder garantir o nascimento de uma certa demanda e um mercado, desta forma o bitcoin assumiu um valor tangível e boa liquidez.

Então, como você pode entender que o tempo da conveniência da mineração chegou ao fim, porque agora um número desproporcional de máquinas é dedicado à mineração e isso minimizou as margens de lucro dessa atividade que na verdade não é nem mais barata do que antes foi.

No final das contas, hoje apenas máquinas muito poderosas estão ativas e são deixadas todos os dias todos os dias para minerar e, portanto, ter acesso a ganhos, mas são máquinas que também custam dezenas de milhares de reais, então é impensável comprá-las e, em qualquer caso, não é um sistema tão conveniente.

A mineração de Bitcoin se especializou cada vez mais e passou do uso de CPU para GPU para FPGA ou dispositivos lógicos que podem ser programados.

Por algum tempo também houve ASICs ou microprocessadores que foram construídos sob medida para uma determinada tarefa.

Hoje em dia, portanto, a mineração é um processo que para ser lucrativo requer enormes habilidades, um grande gasto em investimentos e supercomputadores.

Felizmente, existem alternativas para uma exploração do sistema bitcoin e é o investimento neste negócio diretamente online, explorando o fato de que os bitcoins estão aumentando constantemente no fator preço.

Resumindo, ao invés de minerar criptomoedas, não seria melhor tentar investir nela?

É um processo muito menos cansativo que requer muito menos atenção e acima de tudo um computador médio. Agora explicamos como funciona.

mineração

Mineração de criptomoedas: conveniência

Como vimos, o processo de mineração é bastante complexo e requer grandes habilidades como montador de PCs, conhecimentos específicos de hardware e conhecimentos na área de software também são bem-vindos.

A mineração de bitcoin agora é uma tarefa muito difícil, mas está longe de ser impossível minerar outras criptomoedas no mercado, especialmente as mais recentes; mas mesmo neste caso não é possível começar facilmente, são necessários estudos reais e uma grande coleção de informações.

Existe conveniência na mineração de criptomoedas?

Hoje, felizmente, soluções muito mais enxutas estão disponíveis online e são adequadas às necessidades dos investidores modernos que não estão interessados em perder tempo.

Na verdade, levaria muito tempo para ganhar dinheiro com a mineração porque o processo é realmente tedioso e complexo. Negociar, por outro lado, é uma história completamente diferente e agora você pode entender o porquê.

O novo setor emergente entre as criptomoedas é o do comércio de criptomoedas tanto por meio da compra e venda de moeda virtual quanto por meio da compra de criptomoeda em exchanges.

Graças aos sistemas de investimento que existem no momento com moedas virtuais, você pode ganhar muito mais rápido e mesmo a partir de capitais de investimento muito pequenos, porque, como os especialistas do setor sabem, as vantagens de negociar agora vão além de todas as expectativas. muitas flutuações de mercado que ocorrem todos os dias em moedas virtuais.

As oscilações significam movimentos de preços que, se favoráveis, levam a ganhos sem precedentes.

O sistema funciona de forma muito intuitiva e é rapidamente explicado. Na prática, hoje existem corretores online que são intermediários que gerenciam as operações enviando ordens de compra e venda de seus clientes diretamente para os mercados, mercados onde as criptomoedas já são aceitas e negociadas porque já estão completamente vinculadas e aceitas, principalmente o bitcoin.

Então a essência é simples, existe uma plataforma existe um gráfico de preços e você tem que tentar entender fazendo uma análise simples onde o preço vai subir, ou seja, se ele vai crescer ou cair, ou seja, se ele vai diminuir.

As plataformas de negociação dos melhores corretores para negociação online hoje estão totalmente equipadas para permitir que você negocie não apenas em bitcoin e outras moedas virtuais, mas em muitas outras alternativas.

No entanto, recomendamos que você se concentre nas moedas digitais, pois atualmente elas são o mercado mais barato.

Depois de encontrar a tendência de mercado certa, tudo o que você precisa fazer é esperar o momento certo para entrar no mercado e aproveitar a onda até que ela termine e há muitas estratégias que você pode usar para negociar com sucesso.

•         Curto prazo: Muitos traders preferem negociar no curto prazo e isso significa fazer operações de mercado que abrem e fecham em um curto espaço de tempo. Digamos que você esteja fazendo a análise de um ativo e perceba que os dados sugerem uma alta acentuada no preço nos próximos minutos, aqui você pode entrar no mercado e lucrar com essa tendência de alta curta abrindo uma posição longa em bitcoin ou outra moeda, desta forma, você pode aumentar o fluxo de caixa diariamente sem ter que esperar muito para ver seus lucros;

•         Longo prazo: caso contrário, se você quiser, pode investir a longo prazo, o que significa que você só precisa esperar que os bitcoins se valorizem. Como muitos sabem, o valor dos bitcoins pode disparar em breve, graças ao fato de seu preço estar em constante crescimento. Existem vários fatores de mercado que causam esse crescimento, mas ao invés de focar nos fatores, você só precisa se preparar para fazer seu investimento de longo prazo, o que significa que você precisa ter um pouco de paciência para ganhar enquanto aproveita a vantagem do fato. que há menos riscos em investimentos de longo prazo.

Quanto tempo leva para cavar um bitcoin?

A mineração de Bitcoin começou imediatamente após a publicação da notícia do prêmio por trabalho em 2009. A ideia original para a mineração era que qualquer pessoa com um computador pudesse se tornar um minerador. Hoje, no entanto, isso só pode ser feito com sucesso por grandes organizações de mineração com hardware novo e caro.

Na época, a mineração era feita com processadores que podiam trazer muito bitcoin. Com o avanço da indústria e a competitividade da tecnologia, isso não é mais possível.

Voltando ao tópico, para responder a essa pergunta sobre quanto tempo leva para cavar um bitcoin, como muitos perguntam, vamos começar pela parte de trás.

Na maioria das vezes, o aparecimento de cada novo bloco do blockchain Bitcoin leva cerca de 10 minutos. Exceto quando a rede está muito ocupada, pode demorar mais.

Como compensação por seus esforços, os mineradores recebem bitcoins toda vez que adicionam um novo bloco de transações ao blockchain. A quantidade de novos bitcoins que são liberados a cada bloco adquirido é chamada de recompensa por bloco. O valor por bloco é reduzido pela metade a cada 210.000 blocos (ou aproximadamente a cada quatro anos). Também conhecido como Bitcoin Halving. No momento, são 6,25 BTC por unidade. Ou a cada 10 minutos, um dos mineradores recebe uma recompensa de 6,25 BTC.

Metade do Bitcoin

Para cada 210.000 blocos extraídos, o valor para a extração de um bloco cai pela metade (da palavra inglesa halving). Também conhecido como halving, que ocorre a cada aproximadamente 4 anos. Para os primeiros 210.000 blocos no início do bitcoin, a recompensa foi de 50 BTC por bloco. Em 2012, as primeiras 210.000 unidades foram concluídas, reduzindo pela metade a remuneração para 25BTC.

Em 2016, o segundo conjunto de 210.000 blocos foi obtido e a remuneração foi reduzida para 12,5 BTC.

O último halving ocorreu em maio de 2020, após a obtenção de 630.000 blocos (o terceiro conjunto de 210.000 blocos), e a recompensa agora é de 6,25 BTC por bloco.

A extração de 210.000 blocos leva aproximadamente quatro anos. Portanto, reduzir pela metade as recompensas do bitcoin geralmente ocorre em intervalos de quatro anos.

É interessante notar aqui que a cada redução no prêmio, os bitcoins disponíveis para venda também diminuem. A história mostra que isso leva a um choque na entrega, que por sua vez leva a um rápido aumento no preço do bitcoin . A previsão é que o próximo halving ocorra em 2024.

Mineração de criptomoedas: opiniões e considerações finais

A mineração é um conceito fundamental para operar em criptomoedas e para emitir dinheiro digital.

Como não existe um sistema com o banco central clássico que imprima e produza materialmente o mesmo, uma atividade como a mineração é necessária para ativar esse processo.

De fato, as transações online são armazenadas em blocos e processadas com software de alta potência para identificar e executar um código único para a emissão final da nova moeda digital.

É um sistema que evoluiu bem e se adaptou ao sucesso atual da criptomoeda. Inicialmente, de fato, havia apenas uma maneira de ganhar bitcoins, que é através do uso de um cliente original e uma função especial a ser habilitada para a geração de moedas.

Mas estamos falando de uma moeda usada por pouquíssimas pessoas e com um valor inicial bastante baixo que nem tornou a mineração conveniente.

Seguiu-se uma verdadeira paixão por parte de muitos usuários e que hoje cada vez mais optam por operar não só com Bitcoins mas também com outras novas moedas digitais como o Ethereum.

Este último processo levou ao nascimento de pools de mineração e à busca de novas soluções para iniciar a mineração, como microprocessadores ASIC.

No entanto, ainda é um processo muito complexo e que felizmente também oferece alternativas válidas e adequadas para investidores modernos.

Entre os principais, a negociação online com criptomoedas e instrumentos como contratos por diferença para operar sobre eles, ou através da compra direta de criptomoedas em exchanges.

Compartilhar é se importar!