Afinal, o que é Bitcoin?

Este artigo explica em detalhes quais são as 10 regras de ouro para investir em Bitcoin com sucesso.

Hoje, o potencial das criptomoedas em termos de retorno é conhecido por praticamente qualquer pessoa, mas o que nem sempre fica claro é como começar a negociar no Bitcoin? Quanto capital é necessário para começar? Quais são os riscos associados ao investimento em ativos mais tradicionais?

O objetivo deste guia é exatamente tirar todas essas dúvidas e entender qual é o caminho a seguir para se tornar um trader de criptomoedas de alto desempenho.

Então vamos começar com a pergunta principal:  Por que investir em Bitcoin? Certamente pelas excelentes oportunidades de lucro que esse ativo digital oferece, desde que você saiba reconhecer oportunidades reais de investimento e utilize apenas intermediários seguros e regulamentados.

Onde e como investir em Bitcoin? Existem várias opções disponíveis, mas nosso conselho é usar apenas as melhores plataformas de criptomoedas, ou seja, corretoras multiativos seguras e regulamentadas.

Vamos agora analisar as 10 regras a serem respeitadas para investir em Bitcoin na melhor das hipóteses e sem o risco de fraudes!

1. Conheça o ativo

A primeira e mais importante das 10 regras para investir em Bitcoin consiste em conhecer bem como funciona o ativo, levando em consideração que podem existir diferenças significativas se você decidir investir nas melhores criptomoedas emergentes ou em Altcoins já consolidadas.

Como isso pode ser feito? Muitos dos iniciantes que conseguiram obter bons resultados começaram a estudar nos melhores livros de negociação e cursos de treinamento gratuitos.

Na verdade, é um recurso completo que oferece uma visão geral completa do mundo dos investimentos financeiros, bem como do comércio de criptomoedas.

Este guia é muito fácil de ler: mesmo quem não sabe nada sobre criptomoedas pode entender tudo sem problemas, já que a linguagem usada evita todo tipo de tecnicismo e se concentra em uma abordagem prática.

Entre os inúmeros tópicos abordados, obviamente encontramos uma seção que explica detalhadamente como investir em Bitcoin e criptomoedas em geral.

Por fim, a divisão dos tópicos por nível de dificuldade o torna uma ferramenta útil para praticamente qualquer pessoa: tanto para quem está começando do zero quanto para quem deseja melhorar suas habilidades e desempenho de investimentos.

Bitcoin

2. Escolha apenas corretores respeitáveis

Como já mencionado, a negociação de Bitcoin é tão popular quanto objeto de atenção de sujeitos inexperientes e pessoas que, por outro lado, divulgam conselhos ineficazes ou fraudulentos.

Por esse motivo, é necessário entrar em contato apenas com plataformas autorizadas e regularmente licenciadas.

Quem quer comprar Bitcoin  enfrenta duas alternativas. A primeira é usar Exchanges, ou seja, plataformas para troca de tokens que não são regulamentadas e, portanto, nem sempre são capazes de garantir níveis ótimos de segurança.

Precisamente devido à falta de regulamentação, mesmo as exchanges mais famosas, como Binance ou Coinbase, muitas vezes tiveram problemas tanto com as autoridades quanto com a gestão de clientes insatisfeitos, o que em alguns casos se transformou em uma verdadeira ação coletiva.

A segunda alternativa é comprar e vender criptomoedas em plataformas como eToro, corretoras sérias e confiáveis, bem como supervisionadas por autoridades de controle da UE, como CySEC e FCA.

Entre as vantagens que este tipo de plataforma oferece encontramos:

•         Ausência de comissões adicionais aplicadas pelas bolsas

•         Spreads baixos

•         Possibilidade de escolher entre comprar tokens BTC diretamente ou investir em Bitcoin com CFDs

Deste ponto de vista, tanto o eToro quanto o Trade.com são perfeitos para investir em Bitcoin dentro de plataformas seguras e com as melhores condições econômicas do mercado!

3. Observe a cotação em tempo real

Em terceiro lugar das 10 regras para investir em Bitcoin encontramos a análise do preço e cotações do BTC.

Ao decidir começar a negociar, é crucial levar os gráficos em consideração. Essas ferramentas, de fato, permitem que você veja a tendência histórica geral de um determinado ativo e, se combinadas com os dados dos indicadores de análise técnica, também permitem que você faça previsões precisas sobre o Bitcoin e seja capaz de antecipar sua tendência futura.

Todas as corretoras listadas nas linhas anteriores permitem visualizar os gráficos atualizados em tempo real com a cotação das criptomoedas  e obter informações úteis para abrir uma posição com consciência.

4. Não se assuste com colapsos repentinos

Chegamos à quarta entre as 10 regras para comprar Bitcoin, que diz respeito principalmente à mentalidade ou à importância de adquirir a abordagem psicológica correta para negociar para não se assustar com qualquer colapso de valor.

Antes de investir em Bitcoin é bom lidar com o fato de que, embora extremamente lucrativo, o valor do BTC é extremamente volátil.

Que solução? Nesse caso, os contratos de CFD são definitivamente muito úteis, pois, graças à venda a descoberto, permitem obter lucros mesmo nas fases de mercado em que o preço do Bitcoin cai.

Para poder maximizar o retorno dos investimentos, é necessário fazer a previsão correta sobre qual será a criptomoeda e ativar o contrato CFD correspondente:

•         ” Vender ” para lucrar com o declínio do Bitcoin

•         ” Comprar ” para obter lucro se o preço subir

Todas as corretoras listadas na tabela permitem negociar com CFDs e com uma alavancagem igual a 1: 2, duplicando assim os lucros obtidos.

Como fazer uma previsão correta do Bitcoin? Existem 2 possibilidades: aproveite sua experiência em indicadores e análises técnicas ou confie em previsões feitas por traders experientes.

5. Cuidado com Hard Forks

O ecossistema que gira em torno do token BTC é muito complexo. Por isso, ao listar as 10 regras para investir em Bitcoin, é preciso lembrar a importância de estudar bem as peculiaridades específicas dessa moeda digital e distingui-la de seus hard forks.

O que são Hard Forks? Situações em que um grupo de desenvolvedores, tirando uma cópia do código-fonte, começa a trabalhar em um projeto independente, criando um software separado. Isso significa que investir em Bitcoin Cash não tem nada a ver com investir em Bitcoin, apenas para relembrar um exemplo entre muitos.

Ao lidar com tais ativos, deve-se lembrar que pode haver correlações, mas em geral elas têm pouco ou nada a ver com o Bitcoin.

Em alguns casos, seguem sua tendência de forma branda, mas ainda são moedas digitais diferentes que, nem sempre, possuem capitalização suficiente para garantir lucros.

6. Diversifique seu investimento

A sexta das 10 regras para investir em Bitcoin nos lembra o fato de que operar com esse ativo (exatamente como acontece com todos os outros) expõe você a um certo nível de risco de perda inevitável, mesmo quando você é um investidor de criptomoedas muito habilidoso.

Como manter as perdas sob controle? Diversificando investimentos e operando nas melhores corretoras que permitem negociar ações, ETFs, índices, commodities e muito mais.

Para permanecer no campo das criptomoedas, sugerimos construir um portfólio com pelo menos 5 criptomoedas diferentes e cuidadosamente selecionadas.

O Bitcoin terá o maior peso em nossa carteira, é claro, mas também devemos deixar espaço para outros recursos que nos permitem armazenar em buffer mesmo no caso de um colapso repentino.

Um bom exemplo seria dividir nossa conta com moedas digitais de diferentes setores.

Ethereum e Cardano, por exemplo, são especializados em Smart Contracts, Ripple em pagamentos digitais e Uniswap e Chainlink em DeFi (finanças descentralizadas).

Aqui está um exemplo de como nosso portfólio de investimentos em criptomoedas pode ser:

•         Bitcoin (50%)

•         Ethereum (15%)

•         Cardano (15%)

•         Ondulação (10%)

•         Troca única (5%)

•         Elo de corrente (5%)

Este é apenas um exemplo, mas é indicativo da importância da diversificação.

Uma sugestão? Construa seu portfólio em uma conta Demo, otimize-o e depois mude para real, quando tudo estiver pronto e tivermos certeza de ter criado a combinação certa.

7. Como investir em segurança

Bitcoin é uma farsa ou um investimento vencedor? Existem muitos sistemas em circulação que exploram a ressonância do nome “Bitcoin” para patrocinar projetos e oportunidades de investimento que nem sempre são transparentes.

Esteja atento a alertas públicos sobre o perigo de sistemas fraudulentos que prometem ganhos estratosféricos da noite para o dia, apenas para desaparecer com o dinheiro daqueles que, contra sua vontade, caem na armadilha.

Obviamente é aconselhável confiar nos avisos e levantar as antenas quando perceber que faltam as autorizações necessárias na plataforma de plantão.

Todos esses sistemas fraudulentos funcionam da mesma maneira:

•         Solicitação de registro

•         Pagamento de alguma taxa alta

•         Promessa de ganhos diários

Obviamente, depois de pagar o dinheiro, não haverá nem sombra dos lucros milionários prometidos!

No entanto, para desistir, basta lembrar que é impossível ganhar milhares de reais / dólares / euros da noite para o dia com a negociação online de Bitcoin e além.

Para obter lucros é preciso comprometimento, perseverança e sim, até mesmo erros para aprender. Portanto, não confie em dois pés de sistemas pseudo “milagrosos” que trapaceiam explorando a fama e os resultados do Bitcoin real.

8. Faça previsões eficazes de Bitcoin

Continuando com as 10 regras para investir em Bitcoin, lembramos a importância de manter um aspecto em mente: o mercado é anárquico. Portanto, é necessário fazer previsões eficazes sobre a tendência do Bitcoin.

É por isso que é bom não se perguntar muito sobre o momento certo para começar a negociar com as melhores criptomoedas em questão. Pode não ser tão lucrativo começar quando o valor está em alta e todos estão investindo.

O mesmo pode ser dito, porém, em relação aos colapsos, cuja espera pode se tornar um erro fatal.

Por esse motivo, será útil usar ferramentas de previsão adequadas, a fim de prever com boa probabilidade os movimentos futuros do Bitcoin.

Nesse ponto é preciso estudar os melhores livros de negociação e aprender as principais regras para investir ou fazer análises técnicas, ou confiar em previsões feitas por especialistas.

Recentemente, existem muitos canais do Telegram e do YouTube que fornecem previsões e conselhos sobre quais criptomoedas comprar. O sucesso deste tipo de Sinais de Negociação não pode ser monitorado de forma alguma, portanto, recomendamos que você fique longe deles.

9. Vale a pena investir em bitcoin? O que dizem os fóruns

Aqui estamos na penúltima das 10 regras para investir em Bitcoin. Como você deve ter entendido, é dedicado a fóruns, espaços de informação definitivamente superestimados.

Na verdade, eles escrevem para você que talvez nunca tenham investido ou que o façam sem ter treinado adequadamente, mas também os promotores dos sistemas fraudulentos já mencionados, que denigrem corretores de qualidade com todas as licenças e autorizações exigidas pelos regulamentos, em favor das plataformas que oferecem “atalhos”.

10. Mantenha-se sempre a par dos desenvolvimentos do BTC

Ainda vale a pena investir em Bitcoin? O Bitcoin tem sido falado desde 2009. Naquele ano, graças a Satoshi Nakamoto, um personagem misterioso cuja identidade ainda hoje é desconhecida, a primeira versão do código fonte foi lançada. Ao mesmo tempo, também foram minerados os primeiros 50 BTCs, o chamado  bloco gênese.

O que significa enfraquecer? Fazer Bitcoin Mining é o procedimento pelo qual as transações individuais são confirmadas, que são então armazenadas no Blockchain.

No início da era do Bitcoin (com letra maiúscula indicando a rede ponto a ponto e com letra minúscula a própria moeda), essa operação podia ser realizada por pessoas físicas.

Hoje, no entanto, são necessários muitos dispositivos que trabalhem juntos ao mesmo tempo com um poder computacional tão forte que tenha um impacto, ainda que muito limitado, no equilíbrio ambiental.

Justamente por isso, a mineração não deve ser considerada uma fonte válida de lucro, pois os custos a serem enfrentados são muito superiores aos ganhos.

Em um nível geral, todas as informações técnicas sobre o desenvolvimento do Blockchain, quaisquer Hard Forks e melhorias na infraestrutura técnica devem ser levadas em consideração ao investir em Bitcoin com maior conscientização.

blockchain

O que torna o bitcoin valioso?

Bitcoin é descentralizado, censurado, seguro e sem fronteiras.

Essa qualidade o tornou atraente para casos de uso como transferências internacionais de dinheiro e pagamentos em que os indivíduos não desejam revelar sua identidade (como fariam com um cartão de débito ou crédito).

Muitos não gastam seus bitcoins, optando por mantê-los a longo prazo (também conhecido como hodling). Bitcoin é chamado de ouro digital devido à oferta limitada de criptomoeda. Alguns investidores veem o bitcoin como uma reserva de valor . Por ser escasso e difícil de produzir, é comparado a metais preciosos como ouro ou prata.

Os proprietários acreditam que esses recursos – combinados com disponibilidade global e alta liquidez – o tornam um ambiente ideal para armazenar riqueza por longos períodos. Eles acreditam que o valor do bitcoin continuará a crescer ao longo do tempo.

Como funciona o bitcoin?

Quando Alice faz uma transação para Roberto, ela não envia dinheiro da maneira que você espera. Isso não é como o equivalente digital de enviar uma nota de dólar. Em vez disso, ela escreve em um pedaço de papel (que qualquer um pode ver) que está dando um dólar para Roberto. Quando Roberto vai enviar os mesmos fundos para Carol, ela pode ver que Roberto os tem olhando a folha.

Uma planilha é um tipo de banco de dados chamado blockchain. Todos os participantes da rede têm uma cópia idêntica armazenada em seus dispositivos. Os participantes se conectam entre si para sincronizar novas informações.

Quando o usuário faz um pagamento, ele o transmite diretamente para a rede parceira – não há banco ou instituição centralizada para processar as transferências. Para adicionar novas informações, o blockchain do bitcoin usa um mecanismo especial chamado escavação. Por meio desse processo, novos blocos de transações são registrados no blockchain.

O que é uma blockchain?

O blockchain é um livro contábil que só pode ser adicionado : ou seja, os dados só podem ser adicionados a ele. Depois que as informações são adicionadas, é extremamente difícil modificá-las ou excluí-las. A blockchain impõe isso incluindo um ponteiro para o bloco anterior em cada bloco subsequente.

O diretório é na verdade um hash do bloco anterior. O hashing envolve a transmissão de dados por meio de uma função unidirecional para gerar uma entrada de “impressão digital” exclusiva. Se a entrada for alterada, mesmo que ligeiramente, a impressão digital parecerá completamente diferente. Como conectamos os blocos na cadeia, não há como alguém editar um registro antigo sem invalidar os próximos blocos. Essa estrutura é um dos componentes que tornam um blockchain seguro .

Como investir em Bitcoin?

Vamos fazer um resumo de todas as ferramentas úteis que descobrimos e ver quais são os requisitos iniciais para colocar imediatamente em prática as 10 regras para investir em Bitcoin tanto no curto quanto no longo prazo.

Investir em Bitcoins

Para aqueles sem nenhum tipo de experiência, reiteramos que o melhor ponto de partida é o treinamento, também oferecido de forma totalmente gratuita por plataformas de negociação.

O treinamento é então combinado com uma boa dose de prática feita em uma conta demo. Somente depois de ter certeza de suas habilidades e ter diferenciado sua carteira de maneira otimizada, você poderá comprar Bitcoins ou começar a negociá-los com CFDs nas melhores plataformas de criptomoedas.

Onde investir em Bitcoin?

Nosso conselho para quem está começando a investir em Bitcoin pela primeira vez é começar com os recursos exclusivos de negociação disponibilizados por corretoras conhecidas.

Nestas Corretoras você pode negociar com total segurança graças à regulamentação. Também será possível investir em Bitcoin de 3 maneiras diferentes :

•         Compra do Token BTC: com a possibilidade de mantê-lo seguro em nossa conta, exatamente como acontece em qualquer exchange de criptomoedas, mas sem comissões e em uma plataforma regulamentada.

•         Negociação de Bitcoin com CFDs: desta forma, você especulará sobre sua tendência, ganhando com a diferença de preço, mesmo em caso de queda

•         Investimento automático: com o Crypto CopyFund você escolhe os melhores traders e copia suas operações de forma totalmente automática e gratuita

Todas essas opções podem ser ativadas a partir de uma única plataforma.

Conclusões

Neste guia analisamos detalhadamente as 10 regras para investir em Bitcoin, a principal criptomoeda do mundo.

Abaixo está uma lista de potenciais vantagens (e desvantagens) de investir em Bitcoin:

Vantagens:

•         Altos rendimentos

•         Facilidade de acesso

•         Regulamentação mais rígida

Desvantagens:

•         Forte volatilidade

•         Golpes a evitar

Como vimos, trata-se de uma moeda virtual baseada em blockchain e em um sistema vinculado à tecnologia que promete revolucionar o mundo das finanças tradicionais.

Consequentemente, depois de ver como funcionam os Bitcoins, analisamos as várias formas de ganhar dinheiro com esta criptomoeda, através de uma lista de 10 pontos fundamentais.

A escolha da plataforma também merece uma menção especial : infelizmente existem vários golpes que minam a confiança no mundo das criptomoedas.

Perguntas frequentes

Como investir em Bitcoin?

O método mais seguro e barato é negociar BTC através das melhores plataformas de criptomoedas, certificadas a nível europeu e sem comissões fixas por cada operação realizada.

Vale a pena investir em Bitcoin?

O BTC é um ativo muito volátil, porém seu valor explodiu nos últimos anos, tornando-o atrativo até mesmo para investidores institucionais.

Onde você pode investir em Bitcoin?

Atualmente podemos contar com as Bolsas, que no entanto pecam na regulação; ou escolha plataformas CFD regulamentadas para que negocie BTC com segurança.

Quando é hora de investir em Bitcoin?

Certamente durante as fases do mercado de touro. No entanto, graças aos contratos de CFD é possível ganhar mesmo que o preço do BTC caia, tornando lucrativo investir em qualquer cenário de mercado.

Compartilhar é se importar!