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10 Características da Linguagem Acadêmica

Linguagem Acadêmica

Características da Linguagem Acadêmica: tudo que você precisa saber

Quais são as características da Linguagem Acadêmica?  Esta é a pergunta que muitas pessoas se perguntam quando entram na universidade.  A forma de criar trabalhos é completamente diferente das escolas básicas.

É sempre bom ter em mente que cada pequena produção é uma contribuição ao mundo científico.  Considerando isso está mais próximo do discurso acadêmico.

Assim, não é preciso ter ansiedade ao pensar em como estruturará e apresentará suas ideias. Na verdade, esse processo é totalmente planejado e organizado.

Portanto, neste artigo, você aprenderá as características da linguagem acadêmica e como usá-la corretamente.

Ler bem para escrever bem

Considerando as características da Linguagem Acadêmica, é muito comum encontrar estudantes que travam uma verdadeira luta com os textos acadêmicos. Eu mesmo já vi muitos sofrerem por terem que produzir resumos, ler artigos e livros.

Então, adianto: aceite a nova realidade. Você está em um novo contexto educativo e não adianta se lastimar pela diferença entre o ensino anterior e a faculdade.

Por isso, que o que Monteiro Lobato fala é assertivo: “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”. Sim, se você deseja melhorar sua comunicação na academia, uma hora ou outra terá que aprofundar seus conhecimentos.

E, desse ponto de vista, é possível até enriquecer o conteúdo verbalmente assistindo a palestras e participando de seminários. Mas até os palestrantes se embasam em teorias.

Assim, é mais que necessário que você se acostume a diversificar seu repertório e ter contato constante com a escrita.

O formal e o informal

Novamente, esta conexão é propícia ao seu desenvolvimento científico, e você perceberá que não ficará confuso ao navegar em artigos acadêmicos e será mais fácil.

Até porque, uma das principais características da Linguagem Acadêmica é a diferenciação entre o que é formal e informal.

Além disso, boa parte da comunicação formal está ancorada na gramática normativa. Isso mesmo, aquele monte de regras de português que aprendemos na escola.

Você também pode ver alguns autores chamando as duas de linguagem padrão e coloquial, norma culta e norma popular e outros tipos de denominações.

Costume de linguagem e como evita-los

Continuando pelo caminho das pedras da boa comunicação acadêmica, podemos lembrar da questão dos costumes da linguagem.

O vício da linguagem nada mais é que um padrão de comunicação que se repete de maneira excessiva. Isto porque, o ideal é que consigamos diversificar nosso modo de se expressar, mas ocorre de usar formas inadequadas para determinado contexto, é o caso de gírias e equívocos de colocação.

Vamos conhecer alguns vícios de linguagem?

Aqui vimos alguns dos principais erros e como contorna-los, mas, mais uma vez, é bem melhor quando você já leu diversos textos e interiorizou o discurso acadêmico.

Alunos no campus da escola

Estilo do autor um dos pilares das características da Linguagem Acadêmica

Similarmente, uma maneira de enriquecer seu texto acadêmico e se comunicar com clareza é desenvolver seu estilo particular. Dentro do estudo da língua, temos a Estilística que se preocupa justamente com a particularidade do autor ao escrever sua obra.

Não sei se você já reparou, mas o modo como você organiza as palavras gera um efeito no leitor. Eu, por exemplo, ao falar de contexto acadêmico contigo, estou usando um estilo semelhante a um diálogo.

Isso ajuda a tornar o texto mais “deglutível”, ou seja, você o lê com mais leveza.

Entretanto, mesmo na faculdade há características da Linguagem Acadêmica que vão limitar o modo que você apresenta o texto. O uso da linguagem poética e metafórica, por exemplo, é bem mais restrito.

Contudo, para desenvolver seu estilo próprio, você precisa se preocupar com:

Num primeiro momento, você não precisa se preocupar ferrenhamente com este aspecto da linguagem. Mas, conforme avance nos estudos, tente criar sua própria identidade dentro da escrita.

Impessoalidade: mantenha seu texto neutro e com marcas científicas

Ainda na perspectiva de deixar o texto inteligível e com fácil compreensão, retire as marcas da primeira pessoa dele. Isso mesmo, ele precisa se apresentado de um ponto de vista impessoal.

A explicação pode ser um pouco dolorosa, mas a verdade é que suas visões pessoais pouco importam ao contexto científico. Por isso que tudo que é apresentado precisa de uma boa base e comprovação.

Assim, ao apresentar seu texto de maneira impessoal você indica que as conclusões a que chegou não são estritamente suas, mas podem ser comprovadas por outras pessoas.

Para tornar o texto impessoal:

Além disso, esse modo de discursar da mais credibilidade a seus trabalhos e tornam eles mais relevantes, do ponto de vista científico.

Marcadores Textuais e suas funções

Sob mesmo ponto de vista, os marcadores textuais podem ajudar a deixar seu texto mais legível.

Eles são estruturas que cria pontes entre um parágrafo e outro, unindo as ideias apresentadas. Podem ser de:

Eles são que chamamos de conectivos, justamente por ligarem diferentes partes, como elos de uma corrente. Angelo Públio criou uma lista completa dos principais marcadores textuais, vale a pena conferir.

A lógica do texto acadêmico

Além disso tudo, não poderia deixar de falar que uma das características da Linguagem Acadêmica é se comunicar com uma certa lógica. Pois é, na linguagem cotidiana é um verdadeiro caos.

A gente insere informações no meio da conversa, se lembra de algo, faz algum apontamento. Mas isso não acontece no ambiente acadêmico, por isso que a organização e o planejamento serão seus maiores aliados.

Dessa forma, você precisa se preocupar em:

Essas diretrizes são mais gerais, para a formulação de ideias. Agora, falando de texto escrito, podemos lembrar de:

Características da Linguagem Acadêmica: Revise antes de publicar

Outro ponto interessante, diz respeito a pós produção do texto, pois terminar a escrita não significa que o trabalho está pronto. É de suma importância que ele seja revisado.

Além disso, a dica é que seja uma outra pessoa que revise seu trabalho. Se estamos falando de monografia, dissertação e tese, o mais indicado é contratar um profissional da área de letras.

Os principais pontos que precisam ser revisados são:

Você também pode guardar seu texto por alguns dias e depois relê-lo, vai perceber bastante trechos confusos e desconexos, é normal. Lembrando que com o tempo sua escrita vai amadurecendo e o texto vai se tornando cada vez mais “limpo”.

Formatação, Estrutura e Regras

Na sequência, é preciso ter sempre atenção à formatação final que seu texto terá. É normal que sejam seguidas as normas da ABNT, contudo, cada instituição e revista acadêmica pode solicitar seu próprio jeito de organizar o texto.

É normal que tenha:

Sempre consulte a entidade representante para saber o melhor jeito de estruturar seu texto e atender as normas. Digo isso, pois evita retrabalhos e até mesmo que seu texto seja rejeitado para uma possível publicação.

Plágio: o roubo de propriedade Intelectual

O último tópico deste artigo pode ser bem polêmico, em hipótese alguma se aposse de uma fala que não foi sua. Isso pode acontecer tanto na modalidade escrita como na oral.

Além de ser bastante deselegante, é considerado plágio, ou seja, roubo de propriedade intelectual. E se tem algo que não faz parte das características da linguagem acadêmica é o plágio.

O pior é que é muito comum que alunos recém-chegados à universidade façam uso dessa prática por ser uma “deficiência” dos trabalhos do colégio. Já vi muitos copiando trecho enormes de obras e sendo corrigidos de maneira forte pelos professores.

Na dúvida, há diversas formas de fazer uso das ideias de um autor:

E aí, será que você sabia tanto sobre as características da Linguagem Acadêmica? Deixe nos comentários se esse texto te ajudou a compreender melhor e assuntos que você gostaria de ver aqui no Blog.

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