Pix

Fundado pelo Banco Central, Pix é um novo método de pagamento instantâneo, será uma nova escolha  como TED, DOC e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valores. Com Pix, indivíduos e empresas podem concluir essas transações em menos de 10 segundos usando apenas aplicativos móveis.

Quando Pix começará a funcionar?

O  cadastramento das chaves começou na segunda-feira 05/10/2020, e as operações envolvendo o sistema bancário aberto do banco central começarão no dia 16 de novembro 2020.

Como registrar a chave?

Para cadastrar um código de identificação, basta acessar o aplicativo do banco onde você possui conta, procurar o espaço onde se encontra a parte Pix, e cadastrar-se pelo celular link, e-mail, CPF / CNPJ ou EVP (string alfanumérico) número de 32 dígitos irá Permite criar códigos QR e evitar que suas informações sejam repassadas a estranhos.

Esses dados serão registrados em uma plataforma operada pelo Banco Central, o Diretório de Identificadores de Contas de Transação (CICT).

Como funciona?

O Pix não contará com o horário de funcionamento do banco, o que significa que após as 16h (horário de fechamento da maioria dos agentes), todos os pagamentos e transferências ficarão por conta de quem receberá o dinheiro. Atualmente, o valor da transação no mesmo banco ou conta digital só cairá instantaneamente, mas o usuário depende da transferência eletrônica disponível (TED), que leva duas horas para ser compensada, ou depende da carta de crédito (DOC), apenas sob pagamento em um dia útil.

Você pode usar códigos QR para realizar transações, ou você pode realizar transações com base na chave cadastrada pelo cliente (telefone celular, e-mail, CPF / CNPJ ou EVP).

Pix está disponível apenas para usuários com contas bancárias?

Segundo o Banco Central, o consumidor não precisa ter conta em banco para transferir dinheiro. Basta preencher a carteira digital do Pix (que será usada como conta digital) para enviar e receber dinheiro.

Posso registrar as chaves em outros bancos?

De acordo com o Banco Central, os clientes individuais podem ter 5 chaves para cada conta que possuem, enquanto os clientes corporativos podem ter 20 chaves para cada conta que possuem

A transação terá um limite de valor?

Ainda não, mas os bancos poderão definir valores máximos de pagamento e transferência para reduzir o risco de fraude. A tendência dos bancos é seguir os padrões estabelecidos nas operações TED e DOC.

Benefícios de possuir Pix

O Pix aproveita o que já acontece nos bancos digitais e a velocidade de transferência entre contas de uma mesma instituição, é a velocidade de recebimento de dinheiro. Ele eliminou a necessidade de os clientes dependerem do horário comercial dos bancos para receber os pagamentos e colocar o Brasil na rede comercial 24 horas por dia (incluindo fins de semana e feriados).

Além disso, como os sistemas TED e DOC, nenhuma taxa adicional é cobrada.

Quantas instituições financeiras existem no Pix?

Até agora cerca de 670 instituições bancárias, incluindo bancos, tecnologia financeira e cooperativas podem receber o registro da chave Pix. O Banco Central está atualizando gradativamente a lista de instituições divulgadas, você pode verificar se sua instituição já está no sistema.

Compartilhar é se importar!