Minha Casa Minha Vida Rural Como Participar

Você também pode morar no campo e ter mais qualidade de vida próximo à natureza. O Minha Casa Minha Vida Rural é o caminho para isso.

O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) já beneficiou mais de 29 mil famílias de agricultores e trabalhadores rurais. Somente no primeiro semestre de 2012, foram contratadas 9.665 unidades, o dobro do mesmo período de 2011. Isso representa um investimento de cerca de R$ 240 milhões.

No PNHR, as entidades identificam a demanda habitacional e auxiliam no trabalho de organização das famílias. Os bancos habilitados entram como agentes financeiros e gestores operacionais do programa.

Em suma, já deu para perceber quem muita gente se esforçando para seu sonho de liberdade no campo se tornar real, não é? Então continua comigo para entender mais sobre o Minha Casa Minha Vida Rural.

Programa Nacional de Habitação Minha Casa Minha Vida Rural

O Minha Casa Minha Vida Rural faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Ele foi criado pela necessidade de uma política habitacional que atendesse as especificidades da moradia no campo.

O programa entende que as moradias do campo têm características próprias, suas diferenças são: cultura, forma de remuneração, gleba de terra, logística para construção etc. Por isso, o olhar lançando para  os povos rurais é diferente.

Até o maio de 2020, cerca de 20 milhões de reais havia sido disponibilizado pelo Ministério das Cidades para o programa Minha Casa Minha Vida Rural.  Ainda assim, o deputado federal Marx Beltrão acredita que a quantia não é suficiente  e pressiona o governo para um repasse maior.

A Caixa criou a Superintendência Nacional de Habitação Rural (Suhar), em 2011, para atender as entidades representativas do setor. Além disso, o Banco do Brasil (BB) também wpassou a fazer parte do Programa.

PROGRAMA CASA VERDE E AMARELA – Aula #01

Financiamentos de Moradias em Áreas Urbanas ou Rurais

O que muitos não sabem é que o Minha Casa Minha Vida Rural promove o financiamento de moradias em áreas urbanas e rurais. Por esse motivo você pode fazer um financiamento ou realizar a compra de um imóvel finalizado ou ainda a construção.

Sendo que essas reformas contemplam também aquelas partes de distritos situados em regiões rurais. A Caixa tem atendimento especializado para as pessoas que querem informações sobre o Minha Casa Minha Vida Rural.

Os locais de atendimento variam, mas indo a uma agência da Caixa ou num representando do banco você consegue as principais informações.

Minha Casa Minha Vida Rural: Quem tem direito?

Enquadram-se no PNHR os agricultores familiares e os trabalhadores rurais. Além disso pescadores artesanais, extrativistas, apicultores, maricultores, piscicultores, ribeirinhos, comunidades quilombolas, povos indígenas e outras comunidades tradicionais.

As famílias são organizadas por entidade representativa sem fins lucrativos (município, estado, sindicatos, cooperativa ou associações). São elas quem apresenta o projeto para a Caixa Econômica Federal, sendo que as propostas devem atender no mínimo 4 e no máximo 50 famílias por grupo.

Mas, vale lembrar que a atuação do Minha Casa Minha Vida Rural tem atuação ampla. Isso significa que mesmo que sua família não faça parte do escopo inicial é interessante se informar com o banco, caso a comunidade em que estão inscritos precise de desenvolvimento para não perderem as suas essências.

Descubra também como funciona os cadastros e sorteios do Minha Casa Minha Vida.

Como funciona o programa?

No programa são beneficiadas pessoas com renda familiar distribuída em três grupos. O ordenado de cada família deve ser:

  • 1º Grupo: Até 17 mil reais.
  • 2º Grupo: De 17 a 33 mil reais.
  • 3º Grupo: De 33 a 78 mil reais.

Em vista da finalidade do programa, a habitação não pode ser alienada, ou seja, vendida, doada, trocada etc., durante o período em que o contrato estiver vigente.

Quem tem direito ao Minha Casa Minha Vida Rural será atendido coletivamente, em grupos de 4 a 50 pessoas. A exceção ocorre apenas nos casos de reforma agrária, nos quais o projeto pode exceder o número de pessoas previsto.

Sendo assim, é preciso que cada grupo seja formado por pessoas que estejam inseridas em uma mesma comunidade, por exemplo, de quilombolas, de indígenas etc. Outro requisito para que se enquadrar no Programa Nacional de Habitação Rural 2020, é que imóvel esteja dentro da área do município.

Minha Casa Minha Vida Rural
Minha Casa Minha Vida Rural

Etapas do Minha Casa Minha Vida Rural

Para participar do Minha Casa Minha Vida Rural é necessário entrar em contato com uma entidade organizadora para se cadastrar. É ela quem recolherá a documentação e fará a triagem inicial.

Caso a renda de sua família seja superior a R$ 33.000 você pode ser atendido diretamente em uma Agência da Caixa. Se tudo estiver em conformidade o financiamento é liberado.

Depois preenchido e assinado o contrato, será paga a primeira parcela do recurso pelo banco escolhido. Aliás, é o próprio banco que irá definir o início das construções ou reformas.

Vale mencionar que o governo federal tem uma tabela com os valores máximos referentes à construção e reforma para cada um desses grupos mencionados.

Conseguiu tirar suas dúvidas a respeito do Minha Casa Minha Vida Rural 2020? Se não, você poderá acessar o site do Banco do Brasil e ver outras informações sobre essa ação tão importante.

Não deixe de participar do Minha Casa Minha Vida Rural. Essa é mais uma forma você melhorar de vida, bem como a sua comunidade, o PNHB vai te ajudar muito nessa jornada.

Compartilhar é se importar!