12 Elementos Pré-textuais

Você já deve ter ouvido falar que os trabalhos acadêmicos tem uma estrutura padrão que precisa ser respeitada, não é? Uma das partes delas são os Elementos Pré-textuais que são indispensáveis.

Para quem acabou de ingressar na faculdade é mesmo difícil entender todas as novas normatizações. Uma delas é em relação aos trabalhos acadêmicos, por isso, eu já fiz um artigo completo sobre a estrutura deles. Confira aqui.

Entretanto, hoje vamos nos concentrar em entender quais são os Elementos Pré-textuais e quais suas principais características. Continua a leitura comigo.

Quem define o padrão do trabalho acadêmico?

Antes de mais nada, é preciso se perguntar “mas quem é que define o padrão do trabalho acadêmico?” A grande maioria não sabe, mas a maior parte das regras de trabalhos acadêmicos que vemos ao longo da Faculdade são definidas pela ABNT.

Ainda assim, nem sempre os institutos seguem as normas ao pé da letra, por isso que é sempre importante consultar seus professores e orientadores, antes de fazer a formatação de seus trabalhos acadêmicos.

Mas uma coisa que é padrão é a divisão dos trabalhos acadêmico, e é isso que vamos ver agora.

Qual a estrutura dos elementos pré-textuais?

Segundo as normas da ABNT, uma das partes que compõem os trabalhos acadêmicos são os Elementos Pré-textuais. Pelo nome já compreendemos que são aqueles os itens que não fazem parte do desenvolvimento do texto, mas que são anterior a ele. São eles:

Trabalhos Acadêmicos
As listas podem e devem ser apresentadas por ordem alfabética

1.  Capa

Sendo o primeiro elemento que compõe o trabalho, o objetivo da capa é a identificação tanto do autor, quanto do que se trata o trabalho. Por isso, os primeiros itens que vão constar nele é o nome da universidade, título do trabalho, nome do autor e o ano de produção.

Veja a formatação adequada:

  • Fonte: Arial ou Times New Roman.
  • Nome da Universidade no topo – Dê alguns espaços.
  • Nome do Autor completo.
  • 8 espaços.
  • Nome do trabalho, centralizado e em negrito.
  • 16 espaços.
  • Nome da Cidade.
  • Ano da produção.

2.  Lombada

Este elemento é mais comum em trabalhos que são impresso no tipo livreto, neste caso, como nos lembra a FACCAR, deve haver:

  1. Nome do autor.
  2. Título.
  3. Elementos alfanuméricos de identificação de volume, fascículo e data, se houver.
  4. Logomarca da editora.

Todos esses elementos devem escritos no sentido da lombada. Entretanto, é preciso ter o cuidado deixar os elementos distribuído de forma que sejam lido quando estiverem disponíveis em uma biblioteca, de cima para baixo, por exemplo.

3.  Folha de Rosto

Na sequência, a folha de rosto vai conter alguns elementos do item anterior, mas adiciona alguns, veja:

  • Nome do autor: no topo da página, em letra maiúscula.
  • Título: em letra maiúscula, sendo que o subtítulo vai em letra minúscula.
  • Tipo de trabalho: se é relatório, TCC etc.
  • Nome de seu orientador: estilo normal de letra.
  • Local e ano: como na Capa.

4.  Errata

Este elemento é adicionado quando são feitas observações pela banca do trabalho. Neste caso, é necessário que seja adicionada essa folha. Nela, nos elementos pré-textuais, é necessário mencionar quais o conteúdo que estava errado e qual foi corrigido, citando, no caso, o número das páginas.

5.  Folha de Aprovação

Segundo a Norma NBR 12225 (2004), é obrigatória e colocada depois após da folha de rosto, deve ter:

  • Nome do autor do trabalho.
  • Título do trabalho e subtítulo.
  • Natureza e objetivo.
  • Nome da instituição a que é submetido.
  • Área de concentração, data de aprovação.
  • Nome do autor.
  • Titulação.
  • Assinatura dos componentes da banca examinadora e da instituições.
  • Data de aprovação e assinatura dos membros componentes da banca examinadora.

6.  Dedicatória

A dedicatória não é um dos elementos pré-textuais obrigatórios, mas muitos escolhem por colocá-la no trabalho. Nela o aluno diz quem deseja homenagear em seu trabalho. Pode ser professores, colegas de classes, familiares e Deus.

7.  Agradecimentos

Os agradecimentos é o espaço destinado à quem você é grato por todo o esforço que fez durante a faculdade. Entretanto, ele não é necessariamente obrigatório.

Veja alguns exemplos de agradecimentos segundo Toda Carreira:

  • Agradeço primeiro a Deus por ter me mantido na trilha certa durante este projeto de pesquisa com saúde e forças para chegar até o final.
  • Sou grato à minha família pelo apoio que sempre me deram durante toda a minha vida.
  • Deixo um agradecimento especial ao meu orientador pelo incentivo e pela dedicação do seu escasso tempo ao meu projeto de pesquisa.

8.  Epígrafe

A Epígrafe trata-se de um enxerto de outro texto que você acredita que se encaixa bem no inicio de seu texto. Ela vai ser como um convite a leitura de seu texto. Geralmente, é escolhido um texto filosófico, poético ou reflexivo, mas você pode escolher aquele que mais se adéqua ao seu trabalho.

9.  Resumo e Abstract

O Resumo é muito importante, pois, por meio dele as pessoas decidiram se lerão ou não seu trabalho depois que ele for publicado. Por isso, que ele precisa ser conciso nas informações transmitidas. Não se engane, ele não se trata de algo mais simples, mas precisa apresentar as seguintes informações:

  • Problemática debatida.
  • Objetivos do seu trabalho.
  • Principais teóricos analisados.
  • Breve informações sobre o método realizado.
  • Resultados iniciais.
  • Responder às perguntas: como? onde? quando? por quê?
  • Ter palavras-chaves: termos que sintetizam o conteúdo do trabalho, de 3 a 5 palavras.

O Abstract também faz parte dos elementos pré-textuais, mas é apresentado em língua estrangeira. É normal que seja apresentado em língua inglesa ou espanhola. Para ter certeza que o texto está correto contrate um tradutor, pois o seu trabalho será indexado por bastante tempo na universidade.

11. Listas

As listas podem ser de diversos tipos e elas ajudam a situar o leitor sobre os itens que aparecem ao longo do texto. Sendo assim, pode ser necessário colocar:

  • Lista de ilustrações.
  • Lista de tabelas.
  • Tabelas de abreviaturas e significados.
  • Lista de símbolos.

12. Sumário

Enquanto ao Sumário, trata de uma página em que todos os títulos do trabalho são organizados na mesma ordem que são apresentados ao longo do trabalho. Lembrando que os elementos pré-textuais não devem aparecer no sumário, assim coloque os títulos e a respectiva página na mais extrema direita.

Você conhecia os elementos pré-textuais? O que achou deles? Comente.

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