Como Baixar XML da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e

Se você chegou até este post como baixar XML da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e é porque busca informações sobre isso. Saiba que aqui trataremos exatamente sobre este assunto.

Antes de entrarmos nesta discussão, é importante fazermos alguns esclarecimentos sobre esse famoso arquivo XML da nota fiscal eletrônica. Acompanhe conosco todas as informações!

Mas o que é mesmo o arquivo XML da Nota Fiscal Eletrônica?

O arquivo XML faz parte da escrituração fiscal e possui uma padronização nacional de forma a representar digitalmente a nota fiscal.

Quando a nota fiscal eletrônica é emitida, o emissor disponibiliza ou até mesmo faz o envio dessa nota para o cliente no formato XML ou PDF.

Mas apenas é obrigatório o envio do arquivo XML, que muitas empresas trabalham de forma automática nesse sentido.

O arquivo XML da nota fiscal eletrônica precisa ser armazenado pelo emissor e também pelo cliente. Este arquivo servirá para eventuais fiscalizações ou até mesmo para troca de produto.

Poderá ser visualizado através de um programa específico, que é disponibilizado pela própria Receita Federal.

XML da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e
XML da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e

Quais informações devem constar no arquivo XML?

– todas as informações referentes a NF-e, como o modelo, seu número e série, a data de Emissão, o dia de saída ou entrada e o valor.

– informações sobre o emissor e também o destinatário, como os endereços, o CNPJ e CPF, os nomes, e as inscrições estaduais e municipais.

– informações sobre os produtos ou serviços prestados, com indicação da quantidade, descrição e valores.

– informações sobre o ICMS, PIS, Cofins e IPI.

– informações sobre o transportador e o veículo utilizado para transporte.

Visto que você já aprendeu o básico sobre este importante documento, você saberá agora como baixar XML da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e.

Como baixar XML da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e?

Para você baixar XML da Nota Fiscal Eletrônica deverá acessar o site da Receita Federal. Uma vez acessado a página online, você terá quatro opções para escolher.

1. Consultar NFe Completa

Para consultar a NF-e Completa você deverá inserir os quarenta e quatro números da chave de acesso da nota, que fica localizado na parte superior direita da mesma.

Além disso você também deverá digitar o código de segurança e clicar em “continuar”. Feito isso você poderá visualizar todos os dados referente a notas e o seu status atual.

2. Consultar Resumo da NFe

Nessa etapa você terá acesso a todos os dados das notas fiscais eletrônicas emitidas, só que de forma resumida.

Aqui você verá o status da nota, o valor total, o emitente e o destinatário, entre outras informações.

3. Consultar Inutilização

Nesta opção você poderá consultar os números de nota fiscal eletrônica que ainda não foram utilizados.

Para fazer esta consulta basta que você insira o número do CNPJ da sua empresa e o ano que deseja verificar.

4. Baixar XML da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e

Existe a possibilidade de baixar XML da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e. Para isso, basta que você vá até o final da página e clique no botão “Download do documento”.

Ao procurar baixar o XML da NF-e o site da Receita Federal irá requerer o seu certificado digital. Essa exigência é para dar integridade e segurança, além de validade jurídica ao documento e ao seu computador.

Indicamos que antes de baixar XML da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e você crie em seu computador uma pasta específica para guardar os arquivos XML.

É interessante lembrar que o arquivo XML é visualizado apenas em um programa específico. A Receita Federal disponibiliza também esse programa para que você possa utilizá-lo em seu computador.

Devo mesmo baixar XML da nota fiscal eletrônica e armazená-lo em meu computador?

Essa exigência é dada pela legislação brasileira que obriga as empresas guardarem suas notas por um prazo de 5 anos.

Caso contrário você poderá sofrer multas e ter comprometida toda a sua documentação tributária Contábil.

Saiba que durante um processo de fiscalização da Receita Federal, o fato de não apresentar uma nota fiscal solicitada ponderar fazê-lo pagar mais de R$ 1000 de multa.

Com o armazenamento desses documentos você poderá encontrar mais facilmente as suas notas fiscais. Além disso, poderá investigar se existem empresas ou pessoas faturando em nome de sua empresa, em alguma tentativa de fraude.

Além disso, quando a empresa armazena suas notas poderá se defender diante de alguma acusação feita por clientes.

Dessa forma, fica fácil entender a obrigação dada pela legislação brasileira de guardar esses documentos, pois a empresa ainda consegue se defender de possíveis fraudes e acusações.

Quais as formas de armazenamento do arquivo XML?

Além da forma mais tradicional que é salvar em seu computador numa pasta criada especificamente para isso, é interessante informar que já existe no mercado soluções tecnológicas eletrônicas para armazenamento de notas fiscais e agilidade na hora de baixar XML da nota fiscal eletrônica.

Esses softwares que operam em nuvem são uma mão na roda principalmente para empresas grandes que trabalham com centenas de notas fiscais diariamente.

Compartilhar é se importar!